quinta-feira, 10 de março de 2016

VAMOS DIMINUIR O BARRIGÃO???

Mais algumas DICAS de saúde muito legais pra vocês Meninassss.....


Uma barriguinha saliente pode ter diversas causas, como herança genética, alteração hormonal, retenção de líquido, excesso de peso entre outros, certos alimentos também levam a uma incômoda distensão abdominal.
   


Vocês sabiam que alimentos podem aumentar o volume da barriga? São aqueles formadores de gases como feijão, frituras, pães, enlatados, gordurosos e com excesso de sal. O ideal é substituir estes alimentos por outros mais saudáveis.


PÃO BRANCO E MASSAS



Alimentos feitos com a farinha refinada fornecem um carboidrato favorável a fermentação e produção de gases que levam à distensão abdominal.

OBS.: Pessoas com hipersensibilidade ao glúten (proteína presente no trigo) ou com doença celíaca podem apresentar ainda sintomas como a flatulência. 

AÇÚCAR



A sacarose pode provocar o desequilíbrio da flora do intestino. Fazendo com que as bactérias benéficas diminuam e as bactérias prejudiciais proliferem. O excesso de açúcar se transforma em energia de reserva e aumenta a quantidade de gordura abdominal.

DICA: Tente não fazer uso excessivo do açúcar e aprender a gostar do sabor natural dos alimentos.


BEBIDAS ALCOÓLICAS



O álcool aumenta a permeabilidade da mucosa do intestino, aumentando o desequilíbrio da flora intestinal, podendo também aumentar a barriga. O certo é não consumir nenhum tipo de bebidas alcoólicas.

REFRIGERANTES



A bebida estufa a barriga por causa da presença do gás e pelo açúcar contido.
DICA: Prefira suco natural.

FEIJÃO


Alguns carboidratos oligossacarídeos presentes no feijão são metabolizados pelas bactérias presentes na parte baixa do trato digestório, podendo causar gases e flatulência. Eliminar o alimento totalmente da dieta não é uma boa opção, devido ao grande valor nutricional.

DICA: Deixar de molho e trocar de tempos em tempos a água antes de cozinhar, ajudam a reduzir o problema da formação de gases. 

Repolho e couve-flor


Esses vegetais como brócolis, couve-manteiga, couve de bruxelas e nabo, estão presentes compostos sulfurados capazes de aumentar a produção de gases. Eliminar o alimento totalmente da dieta não é recomendado porque seus efeitos positivos na prevenção de doenças são grandes.


PIMENTÃO VERDE



Durante o processo de amadurecimento os pimentões variam de cor, indo do verde ao amarelo ou vermelho. Os verdes são colhidos antes de amadurecer como estes vegetais só amadurecem no pé... Por isso para muitas pessoas o pimentão verde pode ser de difícil digestão do que os outros.


LATICÍNIOS



Para quem tem intolerância a lactose, consumi-los pode gerar flatulência e diarreia.
A sugestão é consumir leite de sementes (gergelim, girassol), leite de cereais (quinoa, arroz), extrato de soja e leite de oleaginosas (amêndoas, castanha-do-pará).

DICA: Lembrando que para alterar a dieta ela deve ser avaliada por um nutricionista.


PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS



Embutidos
Biscoitos

 Macarrão Instantaneo

As substâncias químicas presentes na bolacha, refrigerante, macarrão pronto, embutidos e etc, sobrecarregam o fígado e a vesícula. Isso aumenta as chances de armazenar gordura na barriga, já que nesta região temos mais receptores de insulina que dão o comando para armazenar gordura.

DICA: A melhor sugestão é consumir frutas e alimentos naturais, integrais, sem corantes ou conservantes. 


DICAS para uma barriguinha mais sarada;

- Prefira alimentos integrais ricos em fibras
- Pratique atividade física: além de queimar calorias isso ajuda no bom funcionamento do organismo de maneira geral
- Mastigue lentamente os alimentos, isso também ajuda a emagrecer
- Não beber durante as refeições.
- Aumente o consumo de alimentos diuréticos, como erva doce, salsão, coentro, berinjela,     endívias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia e maracujá.
- Barriga sarada é resultado de exercícios abdominais e atividade aeróbica.

Lembrando que para fazer qualquer dieta ou alteração na alimentação devemos ter uma avaliação de um profissional de saúde capacitado.


Gostaram das DICAS? Espero que sim....


Bjim da Vivi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário